O interruptor intermediário é um equipamento elétrico usado na distribuição de energia de baixa ou alta tensão, em circuitos elétricos. É um dispositivo chave para a segurança em instalações elétricas, por ter como função principal a interrupção de cargas indutivas ou resistivas.
O que é o interruptor intermediário?
O interruptor intermediário é um dispositivo usado em circuitos elétricos para controlar a circulação de corrente. Quando acionado, interrompe a corrente, evitando possíveis danos elétricos e até mesmo incêndios. Além disso, proporciona a manutenção ou a substituição de equipamentos elétricos, em caso de falhas, por manter o sistema energizado enquanto é realizada a troca.
Como funciona o interruptor intermediário?
O interruptor intermediário atua como um dispositivo de comutação, que mantém o sistema energizado, enquanto não houver a necessidade de desenergizá-lo. É composto de vários contatos elétricos acionados por meio de um polo ou manualmente. Ao ser acionado, os contatos se abrem interrompendo a circulação de corrente pelo circuito. Em alguns casos, esse equipamento possui proteção contra sobrecarga, oscilações de energia ou sobreaquecimento.
Vantagens do uso do interruptor intermediário
- Fácil manutenção;
- Maior segurança;
- Isolamento e proteção contra falhas elétricas;
- Adaptação em vários tipos de projetos;
- Instalação rápida;
- Durabilidade.
O interruptor intermediário é essencial para manter um ambiente seguro e eficiente. Por meio dos seus recursos, é possível controlar o sistema energizado, além de promover a segurança contra sobrecargas, choques elétricos e incêndios. Para se ter todos esses benefícios, é necessário contar com a qualidade dos produtos para a instalação ser segura e o sistema funcione adequadamente. A Elétrica Sinergia é uma empresa especializada no segmento distribuição de materiais elétricos, que oferece ampla variedade de produtos de qualidade. Para ter o melhor custo-benefício, entre em contato conosco e solicite uma cotação.