O dispositivo de proteção contra sobrecarga é essencial para a segurança dos equipamentos elétricos. Estes dispositivos possibilitam desligar rapidamente o equipamento caso ocorra uma sobrecarga na rede elétrica, evitando que estes sejam danificados. A sobrecarga geralmente ocorre devido ao uso simultâneo de diversos aparelhos em uma única tomada ou pode ser consequência de falta de alerta aos limites de carga da rede elétrica.
O Que é o Dispositivo de Proteção Contra Sobrecarga?
Esses dispositivos são pequenos equipamentos usados para medir a corrente elétrica de determinado equipamento e desligá-los caso automaticamente a corrente ultrapasse o limite determinado pelo fabricante. Este limite geralmente corresponde à capacidade da rede elétrica na qual o equipamento está ligado. O desligamento imediato na ocorrência de sobrecarga evita a danos mais sérios ao equipamento e a rede elétrica.
Como Funciona o Dispositivo de Proteção Contra Sobrecarga?
As instalações elétricas são geralmente equipadas com fusíveis ou disjuntores. O principal objetivo dos fusíveis é proteger o equipamento da rede elétrica contra sobrecarga, desligando o equipamento caso ocorra sobrecarga. O disjuntor também desliga o equipamento quando a corrente é elevada, mas também é projetado para realimentar o equipamento quando a sobrecarga é removida e a corrente elétrica diminui.
Vantagens de Utilizar Dispositivo de Proteção Contra Sobrecarga
- Maior segurança — Evita que equipamentos sejam danificados devido à sobrecarga.
- Reduz os custos — Diminui os custos com a reparação ou compra de equipamentos novos.
- Uso em equipamentos diversos — O dispositivo de proteção contra sobrecarga é adequado para uma variedade de equipamentos.
A instalação de um dispositivo de proteção contra sobrecarga é de extrema importância para a segurança do ambiente e das pessoas. Para ter acesso a produtos adequados e de qualidade, conte com o apoio da Elétrica Sinergia, empresa especializada na distribuição de materiais elétricos. Faça já uma cotação.